sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Trabalho de Geografia: Populações


IMIGRANTES
 Vamos começar pela imigração...A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.


O que vieram buscar no brasil? 

 Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades.
 No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo. Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.
 Os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil,  foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café.
 Já os japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908. Grande parte destes imigrantes foi trabalhar na lavoura de café do interior paulista, assim como os italianos.

OBS: Podemos perceber que, pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil. Isso porque o Brasil era visto na Europa e na Ásia como um país de muitas oportunidades. Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.

MIGRANTES
 Agora que já falamos dos imigrantes, vou começar a falar sobre os migrantes. 
 A migração é o ato de trocar de país, de região, de estado ou até de domicílio. Esse fenômeno pode ser desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais. 
 O modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, foi um fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do Sudeste, principalmente para São Paulo. 
 Outra consequência do atual modelo de produção é a migração da população rural para as cidades, fenômeno denominado êxodo rural. Essa modalidade de migração se intensificou nas últimas cinco décadas, pois as políticas econômicas favorecem os grandes latifundiários, além da mecanização das atividades agrícolas em substituição da mão de obra. 
 Os fluxos de migração são mais comuns dentro dos próprios estados ou regiões de origem do migrante. Esse fato se deve à descentralização da atividade industrial no país, antes concentrada na Região Sudeste e em Regiões Metropolitanas.


 Bom...Com migrações e imigrações, tudo para buscar uma condição de vida melhor, melhores oportunidades...E você? Já pensou em sair do país, deixar tudo para traz para encontrar tudo pela frente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário